Britannia na Curitiba Lúdica - 22/06

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Britannia na Curitiba Lúdica - 22/06

Mensagem por Gustavo em Dom Jun 23, 2013 12:43 pm

Um jogo de Britannia sempre merece um post individual! Smile

Ontem jogamos eu, Jorge, Antonio e Inkari. Este último já fez parte das Tropas Polares, mas eu não o conhecia pessoalmente.

No fim, venci com 245 pontos (azul), contra 197 do Antônio (verde), 192 do Jorge (amarelo) e 137 do Inkari (vermelho). Foi a primeira vez que o vermelho ficou em último!

Vamos checar o mapa e comentar sobre os momentos mais decisivos:

AZUL - Com os Pictos marquei os pontos usuais, e mesmo com os Normandos também. Minha força veio dos Angles, que dominaram em determinado momento todo o lado leste da ilha (traço azul escuro) e que me deram, sozinho, mais de 100 pontos. A razão disso foi que os Saxons, que geralmente seguram os Anglos, não estarem muito presentes. Não recordo exatamente o que eles fizeram de errado ou se tiveram má sorte. Os xs em azul claro são dos Belgae - incrivelmente eles resistiram até o fim da partida! Mantive-os nos territórios difíceis, e ocasionalmente eu me expandia. Assim ganhava uns 4 pontos em cada pontuação, que no final valeram muito (são 5 pontuações). E também não me rendi aos Romanos, o que dá alguns pontinhos a eles.

VERDE - O Antonio jogou muito bem, com certeza o mais forte dele foram os Welsh, que basicamente mantiveram seu território natal (xs) durante toda a partida, excetuando alguns ataques dos Irish. Chegou um momento em que não havia nem como crescer mais a civilização. Com os Caledônios, no extremo norte, ele também marcou muitos pontos, e eles sobreviveram até o fim. Os Jutes foram inúteis, ele não marcou nenhum ponto com eles (pra ver como 18 pontos com eles, como eu havia marcado na última partida, é algo raro!) É difícil apontar alguma coisa muito diferente que o Antonio poderia ter feito ou deixado de fazer, ou que o afetou a ponto de lhe tirar pontos. Como eu estava no leste da ilha na maior parte do tempo, e ele no oeste, também não dá para culpá-lo pela minha superioridade.

AMARELO - O Jorge fez a melhor abertura de jogo que já vi, avançando muito bem com os Romanos. Ficou provado também que se render aos romanos não é uma ideia tão ruim - o Inkari fez isso e pareceu-me vantajoso a ambos. O norte da ilha foi bastante disputado, tendo em determinado momento estado em mãos Caledônias (verdes), dos Pictos (azul), dos Norsemen (vermelho) e dos Scots (amarelo), sendo os últimos os que mais se aproveitaram da situação. Com os Dublinenses e com os Romando-British (que eu sempre chamava de Romano-Belgae) o Jorge fez muitos pontos também. A razão por ele não ter feito mais pontos? Veremos a cor que falta:

VERMELHO - Não é sempre assim, mas acontece do jogador que termina em último ser também aquele que determinou o vitorioso. Funciona assim: geralmente quem está em último ficou assim por ter feito alguma manobra muito estranha, e ela reflete no jogo inteiro... No caso do Inkari, vamos começar dos menos importantes. Com os Norsemen ele fez movimentos adequados, mantendo um território muito bom. Com Irish a participação foi mediana, batalhando demais com os Welsh. Agora, o momento que considero decisivo foi com os Brigantes. No mapa coloquei dois Xs em vermelho. Em uma determinada rodada ele decidiu ir com tudo contra os Romanos, mesmo estando mais fraco e, surpreendentemente ele venceu! Eu acredito que isso que pesou a balança... pois essas batalhas enfraqueceram bastante o ímpeto Romano. Do jeito que o Jorge estava jogando ele teria chego nos Picts, o que lhe daria muitos pontos, pelo menos uns 10, além de ter tirado uns 10 meus (pelos Pictos) - o que facilitaria futuramente os seus Scots. Lembro que sugerir ao Inkari não fazer a batalha, mas ele foi mesmo assim. Mas o lado pior vendo agora é que logo depois os Brigantes se submeteram aos Romanos - o que foi de extrema vantagem aos Brigantes, que acabaram sendo a raça que mais pontuou para os vermelhos. Para os Romanos a trégua não foi ruim, mas a batalha acabou não ajudando nada para nenhum dos lados, a não ser fortalecer um pouco os Pictos.

Mas não foi apenas essa a razão da minha vitória - o enfraquecimento Romano e a expansão dos Pictos decorrente do evento acima - mas os fato dos Saxons terem sido muito... ou melhor, nada presentes. Não recordo exatamente o que ocorreu, se foi a entrada inicial... deve ter sido isso, eles ficaram demais no leste da ilha, sem se espalhar, e logo depois foram atacados com força por mais de uma população. Com isso os Anglos deitaram e rolaram por bastante tempo, o que me deu muitos pontos e me fez vencer.

Após seis partidas, temos a seguinte tabela:

Primeiros lugares:
AZUL - 3
VERDE - 2
VERMELHO - 1

Segundos lugares:
VERDE - 3
AZUL - 2
AMARELO - 1

Terceiro:
VERMELHO - 4
AZUL - 1
AMARELO - 1

De qualquer forma foi um jogo muito bacana e, obviamente, espero jogá-lo novamente em breve. E talvez nem seja um jogo tão demorado. Não só foi mais rápido que o Arkham (algo esperado), foi mais rápido que o Ground Floor, que o Lucas estava organizando (e que nem acabou)!

Obrigado a todos que participaram da partida! Very Happy Novamente, não há dois jogos de Britannia que sejam parecidos...

Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Ver perfil do usuário

O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem

Re: Britannia na Curitiba Lúdica - 22/06

Mensagem por Gustavo em Dom Jun 23, 2013 10:12 pm

Você mandou ver bem, Antonio. No máximo lembramos vocês dos lugares que davam mais pontos ou coisa e tal. Você tomou todas as decisões sozinho. E isso é fato: nunca havia visto aqueles povos agindo daquele jeito. Acho que o Welsh chegou perto de um aproveitamento 100%.

Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Ver perfil do usuário

Mensagem por Trentini em Seg Jun 24, 2013 8:25 am

Que bom que o Britannia viu a mesa mais uma vez, eu vi lá vcs jogando quase me cocei para jogar, mas eu estava apresentando uns jogos para uns novatos e fiquei feliz com o resultado Smile

Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: