Quarta - 09/julho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quarta - 09/julho

Mensagem por tiagovip em Qui Jul 10, 2014 2:43 pm

Olá, pessoas!

Nesta quarta demos sequência à "campanha" do Gears of War e, portanto, o que jogamos foi:

- Gears of War: The Board Game x2 (Marcelo, Éder, André e eu) - jogamos o primeiro dos dois novos cenários que vem na mini-expansão - Busca pelo Abandonado (Search the Stranded), onde os COGs têm dois objetivos: recolher munição e resgatar o sobrevivente perdido atrás das linhas inimigas. Em termos de regra o funcionamento é o seguinte: a cada inseto morto, põe-se em sua área um marcador de munição. Um COG que esteja na área com um desses marcadores, pode pegá-lo para si (como uma munição) ou reservá-lo, colocando-o na carta de objetivo - são necessários o dobro de marcadores nesta carta do que o número de COGs (em nosso caso, oito) para que abra-se o segundo nível do cenário (pois os marcadores, além de indicarem munição, também servem para denotar informações colhidas a respeito da localização do sobrevivente).

Em nossa primeira investida, ficou claro que o problema do cenário tem um nome: Granadeiros Chamejantes (Flame Granadiers) - esses são uns bastardos que até morrem fácil (2 dados de defesa e 2 de vida), mas atacam com 4 dados e, caso seja rolado um omen, o ataque ocorre contra todos os soldados que estiverem na área do COG atacado originalmente. Somado a esse efeito cruel, as cartas gerais e dos próprios, são feitas para trazer hordas deles ao cenário. Nessa primeira ida, fomos pegos totalmente de surpresa pela ativação especial, que trouxe 4 Granadeiros e que bloqueia a ação de Guarda. O que seguiu-se foi uma detonação geral dos soldados - que sofreram danos múltiplos. Mesmo assim, conseguimos acumular 6 marcadores na carta de objetivo antes de todos os COGs serem derrubados impiedosamente.

Na segunda investida, já cientes do que nos esperava, tivemos bem mais sucesso, mas este veio lentamente. Nosso avanço foi pausado e nos centramos em uma área em que havia cobertura para todos, mesmo que ali houve uma linha de visão relativamente ampla para os ataques dos insetos, no entanto, sabíamos que isso só seria de maior vantagem para os Guardas Palacianos (Palace Guards), pois os Granadeiros raramente atacam à distância superior a 1 espaço, e os Açougueiros (Butchers) atacam na área que estão, então alongar as distâncias era mais uma vantagem nossa do que o contrário. Ademais, com dois dos túneis dos insetos selados, os mesmos só podiam vir da frente, e, por isso, acabavam se concentrando na área ocupada pelo Baird (Marcelo), e quando atacavam, faziam isso principalmente contra o Fenix (André) e o Dominic (Éder), já que o Cole (eu) estava num local a dois de distância, deixando-me um tanto seguro ali. Isso foi importante por duas coisas: primeiro porque o Éder estava endiabrado nas rolagens, rolando 5 de dano no ataque das criaturas e defendendo com 6 - não tinha valor baixo envolvendo ele nas ativações dos insetos (em compensação os ataques deles eram, bem, pífios); e segundo porque eu tinha duas cartas de Sit Tight para ajudar a levantar os caídos.

Foi uma longa batalha de atrito, já que derrubávamos vários dos insetos, apenas para que perdêssemos os marcadores de munição e mais dos insetos viessem para a briga. Duas ocorrências bastante similares foram notáveis: eu, com o Cole, lancei uma granada Bolo na área ocupada pelo Baird e mais, numa vez, 5 insetos. Após o grito de "Bair, proteja-se!" veio o estouro, que causou a morte de todos os insetos, menos um Granadeiro (que depois ainda resistiu a um ataque de overkill da Lancer!), e um dano de 4 contra o Baird. Houve algumas acusações de conluio do Cole com os insetos, por não estar sendo atacado e ficar jogando granadas nos outros. Besteiras, claro. Agora, ainda bem que o Cole é alguém acima dessas suspeitas mesquinhas, pois quando ele jogou uma segunda granada onde o Baird estava, parecia realmente algo pessoal. O Baird, desta vez, caiu, mas junto dele foram 5 insetos, novamente sobrando um Granadeiro de pé.

Conseguíamos, portanto, reduzir os números dos insetos, mas eles surgiam rápido e logo nossas mãos de cartas foram minguando. E quando dois Guardas Palacianos ficaram a postos, disparando, enquanto Granadeiros nos cercavam, a coisa azedou geral. Completamos, pela honra, os 8 marcadores de munição, objetivo um, feito. Descobrimos, então, onde estava o sobrevivente, e era longe, bem longe. Nas condições que os soldados estavam não haveria como chegar até ele e resgatá-lo. Eles sabiam disso, todavia ordens são ordens, então tentaram avançar e morreram todos sob as explosões das granadas e projéteis dos insetos.

*********

Pois então, um cenário difícil este! Duas cartas gerais podem colocar, juntas, até todos os 6 Granadeiros e mais um Guarda Palaciano! Porém, creio que usamos a carta mais canalha de ativação de forma ainda pior, pois ela coloca 4 Granadeiros no cenário, diz que não permite ações de Guarda nela, e ainda faz outra carta de IA ser revelada. Eu assumi que a ação de Guarda não poderia ser usada naquela fase de ativação, só que, relendo a carta, creio que ela não permite ser usada só na durante a execução da própria carta (pois ela também move os Granadeiros), e tal bloqueio não é válido para a segunda carta de IA, o que faria grande diferença, já que, ao invés de sermos atacados por 4 ou mais Granadeiros, poderíamos eliminar 1 ou 2 antes que atacassem.

Foi legal ver dois dos novos insetos em ação (os Granadeiros e os Guardas Palacianos), só que os Açougueiros decepcionaram, fazendo de pouco para nada - eles podem até ameaçar, mas mesmo com 4 de vida e 2 dados de defesa, era raro que conseguissem se aproximar o suficiente para darem trabalho, já que só andam, normalmente, 1 espaço por ativação. Tanto foi assim, que rogávamos por carta que os ativassem, pois era como ter um turno de folga.

O final da primeira tentativa:




Pouco antes da primeira granada ser jogada no espaço onde estava o Baird (notem os 5 pontos de dano causado):




Enfim, na campanha vou deixar 4,5 x 3,5 - dando esse cenário como empate técnico devido ao erro na carta de IA mais importante.

No próximo cenário e último cenário, os COGs enfrentarão o General Raam!

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6034
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quarta - 09/julho

Mensagem por Eder em Dom Jul 13, 2014 4:57 am

Eu acho que jogamos realmente bem! Basta ver o quanto avançamos e o quanto de monstros matamos, mas o cenário realmente parecia impossível!

...acredito que mesmo jogando de novo e com a atuação correta da carta de IA o negócio vai ser difícil, pois resgatar aquele fdp lá na frente, movimentando ele com as nossas cartas, soa muito irreal, hehe
avatar
Eder
Banco Imobiliário
Banco Imobiliário

Mensagens : 45
Data de inscrição : 04/06/2013
Idade : 33
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quarta - 09/julho

Mensagem por Marcelo em Dom Jul 13, 2014 11:23 pm

Essa carta foi muito cruel, pois além de encher o cenário de inimigos, puxa outras cartas com ativações e/ou mais monstros. Talvez facilite um pouco jogar da maneira correta.  Fight 4
avatar
Marcelo
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 629
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quarta - 09/julho

Mensagem por tiagovip em Dom Jul 13, 2014 11:30 pm

@Marcelo escreveu:Essa carta foi muito cruel, pois além de encher o cenário de inimigos, puxa outras cartas com ativações e/ou mais monstros. Talvez facilite um pouco jogar da maneira correta.  Fight 4

Mas, veja, inconscientemente deixei a coisa mais fácil fazendo o set up para três soldados na primeira vez!

Ou é uma resposta ao Marcelo sempre jogar do lado do mal, assim como jogar granadas no personagem dele.  Fight 3 

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6034
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quarta - 09/julho

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum