Domingo 13/04 Formula 90
3 participantes
Página 1 de 1
Domingo 13/04 Formula 90
"...Amigos da Rede Globo"... inauguramos nesta tarde o jogo sensação do momento - o Fórmula 90!!
Ele foi minuciosamente detalhado pelo seu dono neste post:
https://curitibaludica.forumeiros.com/t1029-race-formula-90-primeiras-impressoes
Nesta tarde jogaram disputando o GP de Monza:
Senna - Descolado (azul), Schummacher - Trentini (verde) e Prost - Soar (vermelho) + 6 carros "robos" que correm junto com os pilotos.
Os carros tem pequenas mudanças nas suas configurações e os pilotos utilizam de skill e estratégias diferentes que os tornam bem peculiares.
A nossa corrida foi de aprendizagem, o jogo tem no primeiro momento regras densas que vão rapidamente se tornando fluidas = o que requer muita atenção no início da partida.
Os jogadores tem a visão "macro" do GP como managers da equipe de F1 e ao mesmo tempo se sentem no cockpit do carro como pilotos.
Para jogar o Formula 90 é necessário se desapegar das referencias do Formula D. A mecânica é diferente demais.
O jogo não utiliza dados, mas sim cartas. Todos tem disponíveis as race cards que movem o carro e geram eventos. Além destas existem cartas especiais que são as track cards (que são o diferencial do jogo, cartas realmente fortes) que são compradas somente quando o piloto é bem sucedido em utilizar a sua estratégia.
Um "pega" sensacional acompanhou o inicio da corrida entre eu e o Trentini, troca de posições e bastante adrenalina. Porém como cometemos uns descuidos no uso da estratégia escolhida pelo Trentini ele pode comprar algumas cartas de track a mais o que fez ele se distanciar bem e ter uma confortável vantagem. Uma vez que resolvemos o problema da compra irregular das cartas, já era tarde e não dava mais pro Ismael e eu alcançar o rapidinho.
O Ismael jogou de forma mais conservadora e se manteve estável, enquanto eu no "desespero" de alcançar o Trentini, rodei e saí da pista, perdendo 3 posições.
Jogamos no modo "short race" e a partida terminou com: Schummacher em primeiro seguido de Mansell (robo) e Senna (o Allan Prost ficou em quarto).
Foi isso! Espero ter deixado alguns de vocês, fãs do automobilismo, com aquela invejinha!!
Abrax
Ele foi minuciosamente detalhado pelo seu dono neste post:
https://curitibaludica.forumeiros.com/t1029-race-formula-90-primeiras-impressoes
Nesta tarde jogaram disputando o GP de Monza:
Senna - Descolado (azul), Schummacher - Trentini (verde) e Prost - Soar (vermelho) + 6 carros "robos" que correm junto com os pilotos.
Os carros tem pequenas mudanças nas suas configurações e os pilotos utilizam de skill e estratégias diferentes que os tornam bem peculiares.
A nossa corrida foi de aprendizagem, o jogo tem no primeiro momento regras densas que vão rapidamente se tornando fluidas = o que requer muita atenção no início da partida.
Os jogadores tem a visão "macro" do GP como managers da equipe de F1 e ao mesmo tempo se sentem no cockpit do carro como pilotos.
Para jogar o Formula 90 é necessário se desapegar das referencias do Formula D. A mecânica é diferente demais.
O jogo não utiliza dados, mas sim cartas. Todos tem disponíveis as race cards que movem o carro e geram eventos. Além destas existem cartas especiais que são as track cards (que são o diferencial do jogo, cartas realmente fortes) que são compradas somente quando o piloto é bem sucedido em utilizar a sua estratégia.
Um "pega" sensacional acompanhou o inicio da corrida entre eu e o Trentini, troca de posições e bastante adrenalina. Porém como cometemos uns descuidos no uso da estratégia escolhida pelo Trentini ele pode comprar algumas cartas de track a mais o que fez ele se distanciar bem e ter uma confortável vantagem. Uma vez que resolvemos o problema da compra irregular das cartas, já era tarde e não dava mais pro Ismael e eu alcançar o rapidinho.
O Ismael jogou de forma mais conservadora e se manteve estável, enquanto eu no "desespero" de alcançar o Trentini, rodei e saí da pista, perdendo 3 posições.
Jogamos no modo "short race" e a partida terminou com: Schummacher em primeiro seguido de Mansell (robo) e Senna (o Allan Prost ficou em quarto).
Foi isso! Espero ter deixado alguns de vocês, fãs do automobilismo, com aquela invejinha!!
Abrax
Soar- Arkham Horror
- Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1
Re: Domingo 13/04 Formula 90
MUITO BOM!! Eu tinha muita expectativa nesse jogo (só tinha jogado solo aprender as regras e tentar recorrer o mínimo possível ao manual - e consegui!!). Não vou elogiar nem criticar o jogo, vou deixar isso por conta dos meus dois oponentes, eles que façam o marketing porque eu sou suspeito.
TRENTINI simulou estar com SCHUMMACKER (o jogo não oferece pilotos reais, foi apenas uma alusão a eles), usou a estratégia HAZARD (uma estratégia ousada onde se ganha muitos bônus por correr riscos) e a Habilidade REFLEXOS, que permitia minimizar a chance de dano no carro sempre que este era exigido ao máximo. Como disse o Soar, pecamos ao observar os ganhos de vantagem que ele teria e a coisa saiu ao controle, quando observamos já era tarde, ele estava muito à frente - um SAFETY CAR teria resolvido esse problema, mas foi outra coisa que vacilamos.
SOAR simulou a boa e velha raposa ALAIN PROST e eu fui de AYRTON SENNA.
SOAR escolhe uma estratégia que eu nunca tinha testado até agora, chamada CHASE, que permite a ele PERSEGUIR um piloto imediatamente à sua frente, ou seja, pegar a carta que ele acabou de usar. Como existe um grande revezamento entre PILOTOS e ROBÔS durante a corrida essa estratégia requer MUITA ATENÇÃO e é pouco usada, mas QUANDO é usada, é MORTÍFERA pois pega as melhores cartas do seu oponente.
O DESCOLADO aqui foi de SAVE TYRES, que permite poupar pneus. Tanto TRENTINI quando SOAR usaram a mesma habilidade (REFLEXOS), o que lhes permitia ARRISCAREM muito mais, principalmente ao RETARDAR A FREADA, um recurso muito usado por eles (e pouco por mim, que usei a habilidade PITTING que permite um pit stop mais rápido).
Estávamos tão empolgados com o jogo que eu esqueci COMPLETAMENTE da minha habilidade e acabei perdendo o mesmo tempo no pit stop que meus oponentes
Bom, a minha ideia era testar o jogo em mais jogadores já que era bem dificil gerenciá-lo jogando sozinho. Acabei descobrindo que também É BEM DIFÍCIL gerenciá-lo jogando com mais pessoas...
Duas coisas ficaram claras nesse jogo: É UM BARATO USAR BANDEIRAS AMARELAS E LARANJAS!!! e os carros ROBÔS são oponentes TERRIVEIS!!
Última volta: PROST (vermelho) disputa ferrenhamente a 2ª DI LESMO com um ROBÔ (preto) e SENNA na sua cola.
GAME OVER: SCHUMMACKER vence seguido de um ROBÔ, com SENNA em 3º (salvo por uma BANDEIRA AMARELA no local) e PROST em 4º.
Não usamos as regras de JANELAS DE PIT STOP e também não usamos MUDANÇA DE TEMPO, pois a ideia era apenas conhecer o jogo.
TRENTINI simulou estar com SCHUMMACKER (o jogo não oferece pilotos reais, foi apenas uma alusão a eles), usou a estratégia HAZARD (uma estratégia ousada onde se ganha muitos bônus por correr riscos) e a Habilidade REFLEXOS, que permitia minimizar a chance de dano no carro sempre que este era exigido ao máximo. Como disse o Soar, pecamos ao observar os ganhos de vantagem que ele teria e a coisa saiu ao controle, quando observamos já era tarde, ele estava muito à frente - um SAFETY CAR teria resolvido esse problema, mas foi outra coisa que vacilamos.
SOAR simulou a boa e velha raposa ALAIN PROST e eu fui de AYRTON SENNA.
SOAR escolhe uma estratégia que eu nunca tinha testado até agora, chamada CHASE, que permite a ele PERSEGUIR um piloto imediatamente à sua frente, ou seja, pegar a carta que ele acabou de usar. Como existe um grande revezamento entre PILOTOS e ROBÔS durante a corrida essa estratégia requer MUITA ATENÇÃO e é pouco usada, mas QUANDO é usada, é MORTÍFERA pois pega as melhores cartas do seu oponente.
O DESCOLADO aqui foi de SAVE TYRES, que permite poupar pneus. Tanto TRENTINI quando SOAR usaram a mesma habilidade (REFLEXOS), o que lhes permitia ARRISCAREM muito mais, principalmente ao RETARDAR A FREADA, um recurso muito usado por eles (e pouco por mim, que usei a habilidade PITTING que permite um pit stop mais rápido).
Estávamos tão empolgados com o jogo que eu esqueci COMPLETAMENTE da minha habilidade e acabei perdendo o mesmo tempo no pit stop que meus oponentes
Bom, a minha ideia era testar o jogo em mais jogadores já que era bem dificil gerenciá-lo jogando sozinho. Acabei descobrindo que também É BEM DIFÍCIL gerenciá-lo jogando com mais pessoas...
Duas coisas ficaram claras nesse jogo: É UM BARATO USAR BANDEIRAS AMARELAS E LARANJAS!!! e os carros ROBÔS são oponentes TERRIVEIS!!
Última volta: PROST (vermelho) disputa ferrenhamente a 2ª DI LESMO com um ROBÔ (preto) e SENNA na sua cola.
GAME OVER: SCHUMMACKER vence seguido de um ROBÔ, com SENNA em 3º (salvo por uma BANDEIRA AMARELA no local) e PROST em 4º.
Não usamos as regras de JANELAS DE PIT STOP e também não usamos MUDANÇA DE TEMPO, pois a ideia era apenas conhecer o jogo.
Re: Domingo 13/04 Formula 90
As bandeiras amarelas foram um recurso muito utilizado mesmo! Foi o que salvou o Trentini de uma possível perseguição e salvou o Descolado de ser ultrapassado na reta final!
Bom, sobre o jogo ser bom? Já coloquei ele no meu Hot10BBG (como é possível verificar na minha assinatura).
Vlws
Bom, sobre o jogo ser bom? Já coloquei ele no meu Hot10BBG (como é possível verificar na minha assinatura).
Vlws
Soar- Arkham Horror
- Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1
Re: Domingo 13/04 Formula 90
Meus comentários sobre o jogo:
Achei o jogo excelente, uma combinação de sorte com estratégia e tática em que você tem muito mais controle do que os dados e pode relativamente se planejar com mais segurança do que o Formula D. Por outro lado, o jogo não é tão dinâmico e simples de tirar da caixa e sair jogando.
O jogo possui muitos aspectos e varias jogadas táticas que funcionam como resposta para diversos momentos. Por exemplo, o Soar assumiu a liderança na volta Parabólica e vendo que eu parei bem no traçado da curva e temendo que eu tivesse algumas cartas muito fortes que me fariam ultrapassá-lo e deixando-o comendo poeira, se viu em vantagem de jogar uma carta onde ele poderia colocar uma bandeira amarela aonde quisesse, para se proteger, colocou onde ele parou, na reta. E assim me obrigando a seguir seus passos ao invés de conseguir ultrapassá-lo.
Como o jogo possui muitas variáveis e muitos aspectos, as cartas são um elemento acertado pelo designer em sua mecânica, o jogo não é nem um macrogerenciamento nem um microgerenciamento, tornando ele bem versátil e te dando o gostinho de poder planejar uma corrida inteira, dando a sensação de ter corrido 50 voltas, apenas com algumas 3 voltas, tornando o jogo bem mais eficiente que o Formula D nesse quesito de estratégia global.
Por outro lado, o Formula D tem um aspecto mais interessante no microgerenciamento da corrida. No Formula D você se sente o piloto, correndo naquele exato momento, naquela exata curva. No RACE! Formula 90, você se sente a equipe E o piloto, o que pode deixar as coisas um pouco confusas e menos imersas.
Enfim, um grande jogo em uma pequena caixa, o tamanho do tabuleiro é menor do que o Formula D e com muito menos detalhes de andar em quadradinhos, mas para a mecânica do jogo, a simplicidade da pista é um trabalho muito bem feito.
Quanto a partida: Sim, eu utilizei-me da minha estratégia de dirigir perigosamente para andar mais, ser um piloto arrojado (tenho certeza que o Pedro iria gostar muito dessa configuração). Claro que tivemos um problema de interpretação de regra, e não foi o único, infelizmente quando percebi que eu tinha uma vantagem por ter mais cartas de pista do que os adversários, já era tarde demais, tentei remediar da forma que daquele momento em diante eu não iria mais pegar cartas de pista, mas eu já estava na frente e com folga, aí era fácil, portanto para mim foi um [x] Don't Count Win Status. Mas que valeu muito para aprender o jogo e admirá-lo.
Achei o jogo excelente, uma combinação de sorte com estratégia e tática em que você tem muito mais controle do que os dados e pode relativamente se planejar com mais segurança do que o Formula D. Por outro lado, o jogo não é tão dinâmico e simples de tirar da caixa e sair jogando.
O jogo possui muitos aspectos e varias jogadas táticas que funcionam como resposta para diversos momentos. Por exemplo, o Soar assumiu a liderança na volta Parabólica e vendo que eu parei bem no traçado da curva e temendo que eu tivesse algumas cartas muito fortes que me fariam ultrapassá-lo e deixando-o comendo poeira, se viu em vantagem de jogar uma carta onde ele poderia colocar uma bandeira amarela aonde quisesse, para se proteger, colocou onde ele parou, na reta. E assim me obrigando a seguir seus passos ao invés de conseguir ultrapassá-lo.
Como o jogo possui muitas variáveis e muitos aspectos, as cartas são um elemento acertado pelo designer em sua mecânica, o jogo não é nem um macrogerenciamento nem um microgerenciamento, tornando ele bem versátil e te dando o gostinho de poder planejar uma corrida inteira, dando a sensação de ter corrido 50 voltas, apenas com algumas 3 voltas, tornando o jogo bem mais eficiente que o Formula D nesse quesito de estratégia global.
Por outro lado, o Formula D tem um aspecto mais interessante no microgerenciamento da corrida. No Formula D você se sente o piloto, correndo naquele exato momento, naquela exata curva. No RACE! Formula 90, você se sente a equipe E o piloto, o que pode deixar as coisas um pouco confusas e menos imersas.
Enfim, um grande jogo em uma pequena caixa, o tamanho do tabuleiro é menor do que o Formula D e com muito menos detalhes de andar em quadradinhos, mas para a mecânica do jogo, a simplicidade da pista é um trabalho muito bem feito.
Quanto a partida: Sim, eu utilizei-me da minha estratégia de dirigir perigosamente para andar mais, ser um piloto arrojado (tenho certeza que o Pedro iria gostar muito dessa configuração). Claro que tivemos um problema de interpretação de regra, e não foi o único, infelizmente quando percebi que eu tinha uma vantagem por ter mais cartas de pista do que os adversários, já era tarde demais, tentei remediar da forma que daquele momento em diante eu não iria mais pegar cartas de pista, mas eu já estava na frente e com folga, aí era fácil, portanto para mim foi um [x] Don't Count Win Status. Mas que valeu muito para aprender o jogo e admirá-lo.
Re: Domingo 13/04 Formula 90
Cara, mas que SACO!!!!
Gastei todo meu inglês naquela praga de BGG pra me esgoelar perguntando sobre aquela dúvida (se a estratégia CHASE que você, Soar, usou, permite comprar TRACK CARDS descartadas pelo cara que você está perseguindo). Véio, TROCENTOS POSTs e ninguém respondia o que eu queria saber ou respondia errado!!!
Até que FINALMENTE o criador do jogo, o Alessandro Lala, se desculpou por "não ter lido corretamente o meu questionamento"...
Para minha surpresa até mesmo ELE se surpreendeu em não ter encontrado isso no manual... mas ele disse que É POSSÍVEL SIM comprar TRACK CARDS descartadas pelo jogador perseguido quando se usa a estratégia CHASE.
Ou seja, o manual dele simplesmente ocultou uma informação VITAL para o dinamismo do jogo... Agora essa CHASE aí ficou SUPER ATRATIVA para ser escolhida e eu não dava NADA por ela...
Os brazucas aqui contribuindo para o desenvolvimento do jogo...
Gastei todo meu inglês naquela praga de BGG pra me esgoelar perguntando sobre aquela dúvida (se a estratégia CHASE que você, Soar, usou, permite comprar TRACK CARDS descartadas pelo cara que você está perseguindo). Véio, TROCENTOS POSTs e ninguém respondia o que eu queria saber ou respondia errado!!!
Até que FINALMENTE o criador do jogo, o Alessandro Lala, se desculpou por "não ter lido corretamente o meu questionamento"...
Para minha surpresa até mesmo ELE se surpreendeu em não ter encontrado isso no manual... mas ele disse que É POSSÍVEL SIM comprar TRACK CARDS descartadas pelo jogador perseguido quando se usa a estratégia CHASE.
Ou seja, o manual dele simplesmente ocultou uma informação VITAL para o dinamismo do jogo... Agora essa CHASE aí ficou SUPER ATRATIVA para ser escolhida e eu não dava NADA por ela...
Os brazucas aqui contribuindo para o desenvolvimento do jogo...
Soar- Arkham Horror
- Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1
Re: Domingo 13/04 Formula 90
Ou seja, jogamos de forma correta, e se parar para pensar, o chase faz sentido você poder comprar as cartas de pista jogadas pelo perseguido, afinal se a perseguição tem que continuar, o perseguidor deve conseguir andar a mesma quantidade de casas que o perseguido.
Re: Domingo 13/04 Formula 90
Ou seja, jogamos de forma correta, e se parar para pensar, o chase faz sentido você poder comprar as cartas de pista jogadas pelo perseguido
É mas essa informação é IMPORTANTÍSSIMA, foi uma tremenda falha deles não terem sequer citado isso no FAQ (que já está rolando faz tempo na web).
Assim como HAZARD e BANGING WHEELS, agora a CHASE também permite obter MÚLTIPLAS CARTAS DE PISTA num único turno. Cara, muito legal isso, pois LUCKY, SAVE TYRES e BALANCE pra mim já eram estratégias mais interessantes que CHASE e HAZARD... Ainda falta conhecimento para afirmar se algum COMBO (Estratégia/Habilidade) se sobressai.
Tópicos semelhantes
» Domingo 28 (Race Formula 90)
» Compro Fórmula D
» Compro Formula D
» RACE! FORMULA 90: Estreamos MÔNACO!
» RACE! FORMULA 90: Mais 2 para a irmandade
» Compro Fórmula D
» Compro Formula D
» RACE! FORMULA 90: Estreamos MÔNACO!
» RACE! FORMULA 90: Mais 2 para a irmandade
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|